Businessman holding red dart push on target. Business strategy planning success target goals. Business development concept

Core business: o que é e porque é importante?

O core business é a atividade principal da sua empresa. Ao identificá-lo, você conseguirá focar no que é mais importante. Saiba como!

 

Se perguntassem a você qual a atividade principal do seu negócio, o que responderia? Pode até parecer uma pergunta simples, mas muitas empresas não sabem definir seu core business. Dessa forma, acabam desperdiçando tempo, energia e recursos em atividades que não refletem a essência do negócio.

Isso pode levantar algumas questões. Por exemplo, qual a importância de ter bem definido seu core business? Como identificar o que é essencial ao seu negócio? E como focar no que é mais importante? Continue a leitura e saiba mais!

O que é core business?

Core business é um termo em língua inglesa que se refere ao núcleo do negócio, ou seja, sua atividade principal. Ele define o que a empresa faz e expressa seu ponto forte, sua identidade. Ao dizer que existe um núcleo, subtende-se que existem outras atividades desenvolvidas pelo negócio, mas que também são importantes para manter as operações.

Por que é importante identificar o core business da sua empresa — e manter o novo foco nele?

Quando a empresa tem uma definição bem clara de qual é seu core business, fica mais fácil elaborar um planejamento estratégico que lhe permita expandir suas operações e crescer de modo sustentável. Dessa forma, é possível investir em ações que de fato vão contribuir para o fortalecimento da marca.

Por outro lado, quando a essência da empresa não está muito bem definida, corre-se o risco de tentar “atirar para todas as direções”, agarrando-se a todas as oportunidades que surgem. Com isso, os recursos se desperdiçam em metas ou atividades irrelevantes para a marca, ou seja, que não a representam, perdendo assim sua identidade. O primeiro passo, portanto, é definir de forma objetiva qual o seu core business.

Como identificar seu core business?

Um dos principais equívocos cometidos pelas empresas é acreditar que podem fazer de tudo um pouco, sem focar nas atividades que realmente identificam o negócio. Para evitar esse erro que coloca a continuidade das suas operações em risco, identifique com clareza o núcleo do seu negócio. Pergunte-se:

  • O que você vende?
  • Quais características do seu produto/serviço diferenciam você da concorrência?
  • Quem é o seu público?
  • Que experiência de consumo sua empresa deseja proporcionar para seus clientes?
  • Qual seu campo de atuação, ou seja, as atividades que definem seu negócio?

A partir dessas questões, fica mais fácil definir qual seu core business e de que maneira você pode expandir as atividades do negócio. Como assim? Veja só!

Como a definição do seu core business pode direcionar o crescimento do negócio?

Toda expansão da empresa precisa estar alinhada com seu core business. Se a atividade principal da empresa está clara, será mais fácil saber para qual direção seguir. Você pode, por exemplo, buscar diversificação dentro do que o negócio já faz, considerando o público que procura já procura seus serviços e produtos, atendendo a diferentes necessidades de um mesmo cliente.

Por exemplo, uma empresa que fornece seguros de vida pode disponibilizar outros tipos de planos ou mesmo serviços de consultoria. Essa é uma diversificação que mantém o foco e expande a atuação de forma sustentável.

Como manter o foco no seu core business?

O grande desafio é achar um ponto de equilíbrio entre manter o foco no que é mais importante e cuidar de outras tarefas que não estão relacionadas à sua atividade-fim. Existem, entretanto, algumas estratégias que dão esse suporte, e a principal delas é a terceirização de determinados serviços.

A terceirização consiste na contratação de empresas parceiras que cuidam de tarefas secundárias do negócio, como serviços de impressão, limpeza, infraestrutura de TI, contabilidade, entre outros. Dessa forma, a gestão mantém o foco no que é mais importante, enquanto profissionais especializados dão o suporte nas demais atividades paralelas.

Ter uma definição clara do core business é vital para o crescimento sustentável do negócio e a garantia de maior força competitiva no mercado. Com base nesse entendimento, você pode buscar o suporte de empresas especializadas ao passo que sua companhia foca no que é mais importante.

Quer saber como obter suporte para seus serviços de impressão e gestão de documentos? Entre em contato com nossos especialistas e tire suas dúvidas!

 

Tags: nenhuma tag