Confira os 5 erros de impressão mais comuns e saiba como corrigi-los!

Confira os 5 erros de impressão mais comuns e saiba como corrigi-los!

Erros de impressão podem causar transtornos e reduzir a produtividade do ambiente de trabalho. Você vai conferir os 5 erros mais comuns e a solução para eles!

 

Muitas vezes, temos a sensação de que a impressora falha no momento em que mais precisamos, não é verdade? Alguns erros de impressão são bem simples de serem solucionados; outros são mais complicados. O maior problema, porém, é a perda de produtividade. Paradas frequentes atrasam os processos e geram muitos transtornos.

Por isso, fizemos uma lista dos principais tipos de erros que podem ocorrer com suas impressoras. Entenda também como corrigir ou mesmo evitar esses problemas!

1. Papel atolado

O atolamento de papel é um dos problemas mais corriqueiros nas impressoras. O papel fica preso no equipamento: ou ele não sai, ou sai todo amarrotado, perdendo todo o trabalho.

É verdade que na hora, a reação natural é puxar logo a folha. Mas o ideal é desligar a impressora, puxar o papel na direção da impressão, recolocar novas folhas e religar o equipamento. Dessa forma, a impressora deve continuar com a impressão.

Isso pode ocorrer por diversos motivos. Por exemplo, colocar mais folhas do que a impressora suporta ou não ajustar as folhas corretamente, deixando-as frouxas ou tortas. Então, tente evitar isso.

2. Impressora puxa mais de uma folha de papel

Ao puxar mais de uma folha por vez, além de gerar um retrabalho na reorganização das páginas, aumenta o risco de a impressora “engasgar” e gerar travamentos.

Assim, para evitar o problema, desgrude as folhas antes de inserir na bandeja da impressora. Como no caso anterior, também não coloque uma quantidade além da capacidade do equipamento.

3. Travamento na fila de impressão

A fila de impressão é uma lista de arquivos que serão impressos. Problemas de travamento são muito comuns em impressoras ligadas à rede, como ocorre em um escritório. Além disso, quando é emitido o comando de impressão várias vezes de um mesmo arquivo, a lista na fila de impressão fica travada.

Para zerar essa lista faça o seguinte no Windows se a impressora estiver conectada diretamente ao computador:

  1. se houver o ícone de uma impressora na barra do sistema (onde fica o relógio), clique nela e pule para o passo 6;
  2. se não houver o ícone, aperte o atalho Ctrl + Shift  + Esc;
  3. abra a aba “serviços”;
  4. procure o serviço chamado “spooler” e, como o botão direito do mouse, selecione “Reiniciar”;
  5. Ao abrir uma nova janela, selecione “Fila de impressão”;
  6. Na nova janela, clique no menu “Impressora” e em “Cancelar todos os documentos”.

Se a impressora estiver conectada à rede, fale com o administrador para proceder com esses passos.

4. Manchas de preto na folha

O preto é uma das cores mais utilizadas e pode gerar manchas no papel por excesso de tinta. Isso pode ocorrer por vazamento no cartucho ou no toner, após recargas, manchas de tintas no caminho da folha, etc.. Assim, é necessário avaliar o cartucho e fazer uma limpeza na impressora, evitando as manchas.

5. Linhas no texto ou na imagem impressa

Essas linhas que prejudicam a qualidade ou mesmo a legibilidade da impressão estão relacionadas ao cabeçote do equipamento, exigindo uma limpeza.

Assim, será necessário acessar as configurações de manutenção da impressora para acionar a função de limpeza e alinhamento do cabeçote de impressão. Faça o procedimento até que as linhas sumam.

Para não precisar lidar com esses transtornos, muitas empresas procuraram  serviços de outsourcing de impressão, deixando a tarefa de manutenção dos equipamentos nas mãos de uma empresa terceirizada.

Quer saber mais sobre as vantagens dessa modalidade de contratação? Entre em contato com a equipe da IT Print e tire suas dúvidas!

Tags: nenhuma tag