sla_impressao

Entenda por que o SLA no outsourcing de impressão é fundamental para a sua empresa

Sabe como o SLA no outsourcing de impressão funciona? Entenda a importância dele na relação com seu fornecedor!

SLA (Service Level Agreement, ou acordo de nível de serviço) é um documento que detalha um escopo ou diretrizes de como será a relação entre a empresa e o fornecedor. Ela define parâmetros específicos a fim de garantir a cobertura e a qualidade que o negócio exige. Mas como funciona o SLA no outsourcing de impressão e qual a sua importância?

Continue a leitura e confira os detalhes!

Como funciona o SLA no outsourcing de impressão?

Para obter sucesso na contratação de uma empresa de outsourcing de impressão, é preciso garantir que ela vai fornecer os recursos necessários para você deixar de se preocupar com o ambiente de impressão. É preciso não somente fornecer os equipamentos, mas também suprimentos, suporte técnico e soluções avançadas de gerenciamento e segurança.

O SLA é um documento que determina alguns requisitos importantes desse fornecimento, tais como:

  • tempo para a resolução de problemas: a indisponibilidade de impressão é um problema que pode afetar significativamente a produtividade das equipes. Dependendo do modelo de negócios, pode atrasar as operações e o atendimento. Por isso, o SLA define claramente o tempo em que os problemas serão resolvidos, garantindo maior agilidade no suporte;
  • fornecimento de suprimentos: o SLA pode determinar que os suprimentos sejam originais, evitando materiais remanufaturados que poderiam gerar problemas nos equipamentos ou reduzir a qualidade das impressões;
  • gerenciamento de impressões e insumos: além de insumos, o SLA também determina como será feito o controle das impressões e dos suprimentos, aumentando a eficiência do ambiente.

Por que o SLA é fundamental ao contratar serviços de impressão?

O acordo de nível de serviços de impressão é fundamental por diversos motivos, pois dá segurança a ambos os lados da contratação. Veja só!

Garante qualidade aos processos de impressão

Por meio do SLA no outsourcing de impressão, a empresa especifica no contrato que insumos e peças originais deverão ser utilizadas, contribuindo para o bom desempenho das máquinas e qualidade das impressões.

Reduz custos

Todos os serviços serão fornecidos conforme a demanda do negócio. Será possível contar com equipamentos de ponta sem a necessidade de fazer um alto investimento inicial. Além disso, terá à sua disposição profissionais dedicados e qualificados para criar um ambiente de impressão seguro e organizado.

O aumento da qualidade também evita longos períodos de indisponibilidade, que geram paralisações nas atividades, refletindo-se nos custos. Lembre-se também que o custo está previsto no SLA, e não haverá surpresas que saiam do orçamento.

Fornece métricas para dar suporte à gestão

Lembra quando falamos da necessidade de saber o volume de impressões, frequência de solicitações e quantidade por setor? Esses números são métricas que ajudam a gestão a tomar decisões estratégicas no setor. O SLA acolhe muitos desses indicadores e servem de base para avaliar se os serviços estão sendo fornecidos adequadamente. 

Otimiza o fluxo de trabalho

Como vimos, o SLA é um instrumento importante para garantir que certos acordos sejam cumpridos, como assistência técnica, qualidade de suprimentos e fornecimento de equipamentos. Além disso, ele também garante que prazos sejam cumpridos adequadamente, como a troca de máquinas, visitas técnicas e outros reparos.

Essa pontualidade e eficiência promovem um bom fluxo de trabalho, sem interrupções que poderiam gerar perda de produtividade da equipe.

O SLA no outsourcing de impressão cumpre um papel fundamental de formar um acordo formal e bem documentado entre a empresa e o fornecedor do serviço. Dessa forma, garante o sucesso da parceria e dá subsídios para que direitos e deveres sejam cobrados.

Quer saber mais como a IT Print pode ser a sua parceira em criar seu ambiente de impressão? Então, entre em contato com nossos especialistas e tire suas dúvidas.

 

 

Tags: nenhuma tag