Post - Artigo 6- It Print

Governança de TI: conheça 4 melhores práticas

A sua empresa já tem implementada uma governança de TI? Ela é indispensável para garantir a segurança e a continuidade dos negócios. Conheça 4 boas práticas!

Há hoje entre as empresas uma crescente preocupação com a segurança das informações. Com a recente Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os negócios precisam promover políticas claras sobre a coleta, o armazenamento e o uso dos dados. Aquelas que tiverem problemas nessa gestão podem encarar sérias ações judiciais. Aqui entra o importante papel da governança de TI.

Apesar da grande relevância do tema, poucas empresas implantaram uma governança de TI bem definida e atuante. Por isso, neste artigo, vamos entender melhor do que se trata e quais as melhores práticas que podem ser adotadas!

Governança de TI — entenda o conceito e sua importância

A governança de TI se refere a um conjunto de regras, processos e ações que visam gerenciar os recursos e as ferramentas de TI dentro de uma empresa. O objetivo dessa prática é garantir a segurança das informações corporativas e manter a disponibilidade, o funcionamento e a longevidade das ferramentas tecnológicas utilizadas pelo negócio.

Além disso, a governança de TI também busca maneiras de alinhar o setor de tecnologia às diretrizes e objetivos estratégicos da empresa. Como isso se reflete na prática? Conheça algumas das ações e políticas que podem ser adotadas nessa implementação.

Aplique estas 4 boas práticas de governança de TI

1. Implementar políticas de segurança

Desde a popularização da internet nos anos 90, os cibercriminosos têm evoluído seus métodos e ferramentas para se apoderar indevidamente de informações confidenciais. No ambiente corporativo, existe um alto volume de dados sensíveis que precisam ser resguardados.

Por isso, cabe à governança de TI definir regras e soluções que preservem o acesso aos seus registros. Um desses cuidados, por exemplo, está no ambiente de impressão, uma vez que muitas informações sensíveis, como planilhas, orçamentos e propostas circulam na rede e passam por essas máquinas. 

Um estudo da Quocirca revelou que 11% dos problemas com segurança estão ligados à impressão. Por isso, é importante contratar profissionais especializados para gerenciar esses processos com segurança.

As políticas de segurança também devem informar os demais setores sobre como agir para preservar os dados da corporação. Afinal, muitos problemas com segurança são originados de brechas que os próprios colaboradores criam.

2. Softwares de automação

A automação é uma boa prática para evitar a perda de dados e o desvio de informações. Sistemas automatizados podem evitar falhas humanas e emitir alertas em casos de riscos.

Além disso, esse tipo de tecnologia também permite que as equipes trabalhem de um modo muito mais produtivo, otimizando os resultados do negócio.

3. Canais de comunicação eficientes

A governança de TI deve promover uma boa comunicação entre os diferentes setores da empresa. Canais internos devem ser criados para emitir comunicados, dar feedbacks, contribuir para o trabalho colaborativo e delegar tarefas.

4. Alinhamento de objetivos

Pode ser um grande desafio para o setor de TI justificar investimentos e implementar estratégias de base tecnológica. Mas, quando suas ações são alinhadas aos objetivos da empresa, o entendimento entre as partes fica muito mais fácil. Por isso, a governança de TI precisa criar uma política alinhada ao que a empresa deseja alcançar.

A implementação da governança de TI é um esforço constante. Afinal, a tecnologia avança a cada dia, e as políticas criadas pelo setor devem acompanhar esse crescimento, dando a base necessária para o progresso do negócio.

A IT Print propõe soluções de outsourcing que podem contribuir para o fortalecimento do setor de TI na sua empresa. Conheça nossos serviços de outsourcing de impressão!

Tags: nenhuma tag