artigo 3

6 dicas de ações que geram economia de papel na empresa

Precisando de dicas para economia de papel na sua empresa? Temos 6 ações que você pode começar hoje mesmo. Confira! 

Já se perguntou qual o impacto do desperdício de papel para a economia e o meio ambiente? Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, somente no Governo Federal, o consumo de folhas chega a 200 milhões de folhas por ano, equivalente a um gasto de R$ 4 milhões. Analisando por esse ponto de vista, podemos perceber que a economia de papel no ambiente de trabalho pode fazer diferença no seu fluxo de caixa.

Pensando nisso, decidimos produzir este artigo para compartilhar algumas dicas simples, mas muito eficientes, para você economizar papel na rotina da empresa. Entenda como pequenas ações podem fazer muita diferença!

1. Crie um projeto de conscientização

O primeiro passo é criar uma cultura de economia de papel na empresa. Afinal, nenhuma ação vai ser efetiva se os colaboradores não fizerem sua parte. O ideal é que todos entendam a necessidade de imprimir de forma consciente, ou seja, sempre se perguntar se a impressão é realmente necessária.

Outro ponto a considerar é que muitas vezes os funcionários usam as impressoras da empresa para fins pessoais, como fotos e documentos em geral. Assim, destaque a importância de restringir impressões ao processo produtivo e utilize métricas para que todos acompanhem os resultados da economia.

2. Use a tecnologia a seu favor

Existem muitas soluções que podem evitar impressões desnecessárias. Por exemplo:

  • utilizar arquivos eletrônicos;
  • enviar documentos por e-mail;
  • armazenar e compartilhar  registros na nuvem;
  • buscar e ler documentos através do computador, tablet ou smartphone;
  • digitalizar documentos.

Até mesmo contratos podem ser gerenciados nesse formato por meio de assinaturas digitais. Assim, além de garantir maior economia de papel, a empresa consegue facilitar a gestão de documentos. 

3. Recicle

Podemos considerar a reciclagem com base em dois pontos de vista. O primeiro está ligado ao significado básico da palavra, fazendo parcerias com cooperativas de reciclagem para coletarem o material. 

Outra forma de reciclar é reaproveitar as folhas para outros usos dentro da empresa. Assim, você cria novas utilidades para as folhas que seriam descartadas. Mas como fazer isso? Existem muitas formas:

  • crie bloquinhos de anotações, especialmente naquelas folhas impressas apenas de um lado;
  • faça artesanato em épocas especiais, como caixinhas, molduras para porta-retratos e tudo o que imaginar.

4. Configure as impressoras para economizarem

Algumas configurações ajudam a economizar papel. Por exemplo, para evitar impressões acidentais, é possível configurar o equipamento para exigir uma autenticação manual antes de retirar as folhas impressas, evitando que as páginas sejam esquecidas no equipamento.

Também há impressoras que contabilizam as impressões, gerando relatórios sobre o que foi impresso, quando e por quem. Esse controle contribui para uma economia maior.

5. Use a frente e o verso da folha

É possível fazer com que essa configuração seja obrigatória para todas as impressões do escritório. Afinal, imprimir frente e verso pode fazer os custos de impressão caírem pela metade.

6. Formate o texto para a economia de papel

Dependendo do tipo de documento, formate o conteúdo para caber em menos páginas, reduzindo as margens e o tamanho das fontes, por exemplo. Em alguns casos, o colaborador pode apagar imagens desnecessárias e compor o layout de um jeito mais compacto.

Pode ser que no começo colocar em prática essas dicas seja um grande desafio. Mas, com o tempo, essas ações de economia de papel vão se tornar hábitos, e o impacto no orçamento — e na produtividade — também serão evidentes.

Quer saber mais sobre como economizar papel por meio de uma gestão de documentos em um serviço de outsourcing de impressão? Entre em contato com nossa equipe e saiba mais!

Tags: nenhuma tag